Fechar (x)
Video Institucional

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.



Suporte

Tickets
Queremos facilitar seu atendimento, portanto caso você encontre dúvidas ou dificuldades em nossos produtos, você pode abrir um novo chamado (Ticket), preenchendo o formulário abaixo. Retornaremos o mais breve possível.
Suporte e informações
48 2106-0006
ou através do e-mail abaixo:
  suporte@intelbras.com.br




Faq
Qual a distância máxima de um cabo para alimentar o equipamento com padrão PoE ?

O padrão IEEE 802.3af descreve a tecnologia Power over Ethernet - PoE que permite transmissão de energia elétrica junto com os dados para um dispositivo remoto, através do cabo de par trançado padrão em uma rede Ethernet.


A distância máxima admitida do cabo para alimentar o equipamento com o padrão PoE 802.3af é de 100 metros.


Os equipamentos da linha Pro são padrão PoE 802.3af, os outros rádios são PoE Passivo.


 

Como efetuar um enlace ponto a ponto utilizando rádios outdoor ?

Um enlace ponto a ponto tem como principal objetivo a interligação entre prédios ou localidades remotas, a alguns quilômetros de distância. Para que o enlace seja estabelecido, é preciso que haja visada direta entre as localidades.


Fundamental também para o sucesso do projeto, que seja realizado um teste de visada outdoor e se possível, um site survey para testes de margens de segurança.


Conheça alguns exemplos de projeto de enlace ponto a ponto com rádios outdoor Intelbras, clique aqui.

Quais os equipamentos que utilizam o padrão IEEE 802.11n?

O padrão 802.11n  é um padrão de rede Wi-Fi. Suas principais especificações técnicas incluem:



  • - Faixa de frequência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz

  • - Taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 300 Mbps

  • - Método de transmissão: MIMO-OFDM


Toda a linha de rádios outdoor Intelbras Wisp e Wisp+ utilizam o protocolo IEEE 802.11n.

O que é o sofware WNMS ? Qual o sistema operacional pode ser instalado ?

O software WNMS (Wireless Network Management System) é um sistema gratuito de monitoramento e gerenciamento de rede Wireless Outdoor. Ele pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows e Linux (Baseado em Debian).


Maiores informações clique aqui, ou acesse nossa wiki.

Como efetuo o reset do rádio outdoor?

Para restaurar as configurações de fábrica (reset) dos rádios outdoor da Intelbras, existem 2 (dois) modos: utilizando a Ferramenta de Reset - Reset Toll - ou através de linhas de comando.


Para maiores informações sobre as formas de reset de equipamento, clique em Reset Tool ou em Reset Padrão. Visite também nossa wiki e saiba mais sobre nossos produtos.

Qual a distância alcançada pelos rádios outdoor ?

Quando falamos em distância alcançada em comunicação de rádios outdoor devemos entender que muitos parâmetros estão envolvidos como: frequência de operação; nível de potência de transmissão do transmissor; nível de potência de recepção do receptor; conhecer sobre propagação de ondas eletromagnéticas; antenas e seus parâmetros; modulação da informação; etc.


Para saber mais sobre as distâncias alcançadas dos Rádios Outdoor Intelbras, clique aqui; ou conheça nossa wiki e tenha maiores informações.

Quantos pacotes por segundo (PPS) os rádios outdoor processam?

Pacotes por segundo, ou PPS, é um cálculo que mostra quantos pacotes de informações de um dispositivo pode encaminhar em um determinado período de tempo. Essa infomação é útil para determinar as capacidades de velocidade e desempenho do equipamento.


Conheça uma tabela comparativa dos rádios outdoor Intelbras Pacotes por Segundo (PPS)


Para maiores informações consulte o manual de cada produto em nosso site, ou visite nossa wiki.

Onde obtenho o manual dos rádios outdoor ?

Para encontrar os manuais dos rádios outdoor Intelbras clique aqui, ou acesse nossa wiki.

Existe algum software de simulação de Link ponto a ponto ?

Simular enlaces para links ponto a ponto e também ponto multiponto, calculando a disponibilidade do link de acordo com o índice pluviométrico da região e também o raio de cobertura do sinal em quilômetros para ponto multiponto, esses são os parâmetros básicos para um bom projeto de rádio.


A Intelbras oferece gratuitamente o softaware LinkCalc; uma ferramenta de simulação de links integrado aos mapas do Google™, levando em consideração o relevo do ambiente. 


Para maiores informações clique aqui, ou acesso nossa wiki.

Qual o throughput máximo dos rádios outdoor?

Em redes de comunicação a palavra throughput refere-se a taxa de transferência efetiva de dados que são transmitidos de um lado a outro. Essa infomação é útil para determinar as capacidades de velocidade e desempenho do equipamento.


Conheça uma tabela comparativa dos rádios outdoor Intelbras Throughput Máximo


Para maiores informações consulte o maual de cada produto; clique aqui.


 

O que é protocolo iPoll?

iPoll™: protocolo proprietário que organiza o tráfego da rede. Ele elimina o tradicional problema de colisão de dados, otimizando ao máximo a largura de banda, com menor latência possível, proporcionando maior escalabilidade para sua rede.


Maiores informações clique aqui, ou visite nossa wiki.

Posso monitorar e gerenciar qualquer equipamento utilizando o WNMS?

O WNMS (Wireless Network Management System) é um sistema gratuito de monitoramento da rede wireless, através desse software é possível fazer o gerenciamento de toda a rede Wireless Outdoor. O WNMS gera gráficos de frequências utilizadas, nível de sinal, tempo de operação, memória livre, entre outras opções.


Este software está disponível na linha de rádios outdoor Intelbras Wisp+ e Pro.


Para maiores informações sobre o software, clique aqui ou acesse nossa wiki e conheça mais sobre os produtos Intelbras.

O que é modulação? Pra que serve?

Quando falamos de modulação em telecomunicações, deve-se entender que é o processo de modificar de um sinal (informação) gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte a informação sobre uma onda portadora. A modulação pode ser analógica (AM, FM, etc.) ou digital (QPSK, QAM, OFDM, etc.)


Sua finalidade é vencer as interferências impostas pelo canal de comunicação, transmitindo as informações de um modo que garanta a chegada da informação sem erros a seu destino.

Qual a diferença entre Modulação e Multiplexação?

O Processo de Modulação consiste em transformar o sinal em uma forma adequada para a transmissão do sinal. O receptor recria a mensagem original mas se caso aconteça algum ruído ou distorção impossibilita a recriação exata da mensagem. Dentre os métodos básicos de modulação tem-se: Modulação analógica: Modulação em Amplitude (AM); Modulação em Fase (FM); Modulação Digital: BPSK, OFDM, QPSK, etc.


O Multiplexação é o processo de combinar vários sinais para transmissão simultânea pelo mesmo canal. Dentre os métodos básicos de multiplexação tem-se: Frequency-Division Multiplexing (FDM), Time-Division Multiplexing (TDM), Code-Division Multiplexing (CDM).

O que é protocolo W-Jet? Em quais produtos está disponível ?

O protocolo W-Jet é um protocolo proprietário que aumenta o throughput atingido pelo equipamento. Este protocolo oferece um aumento de performance e estabilidade de um link em longas distâncias. Os rádios outdoor  da linha Pro utilizam o protocolo W-Jet².


Maoires informações clique aqui, ou visite nossa wiki.


 

O que é PLC?

O PLC (Power Line Communication), comunicação via rede elétrica é a tecnologia que utiliza a rede de energia elétrica para transmitir dados e voz em banda larga. Sua vantagem é utilizar a infraestrutura já disponível, não necessitando de obras numa edificação para ser implantada.


Os grandes desafios desta tecnologia são: quanto maior a distância do usuário ao servidor, pior fica a recepção e velocidade; o outro é a perda das informações ao passarem pelos transformadores.


Existem dois tipos de PLC:
- INDOOR - onde a transmissão é conduzida usando a rede elétrica interna de um apartamento ou de um prédio;
- OUTDOOR - onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia elétrica.

Qual a diferença entre as tecnologias SISO e MIMO?

SISO (Single-Input Single-Output) é uma tecnologia sem fio onde se tem apenas uma entrada no canal de rádio, e também uma saída.


MIMO (Multiple-Input Multiple-Output) é uma tecnologia sem fio onde se tem múltiplas entradas e múltiplas saídas, tirando proveito do comportamento de múltiplos caminhos, usando vários transmissores e receptores inteligentes,  aumentando tanto no desempenho na transferência de dados quanto no uso da faixa de frequência.


A vantagem básica dos sistemas MIMO sobre o SISO é sua capacidade de throughput, sem ampliar a potência total transmitida ou a largura de banda.

É possível desatibilitar o protocolo proprietário W-Jet² ou iPoll™?

A linha de rádios outdoor Intelbras trabalha com os protocolos proprietários W-Jet² e iPoll™.


A linha de rádios outdoor Wisp+ trabalha com o protocolo iPoll™, este protocolo pode ser habilitado e desabilitado.


A linha de rádios outdoor Pro trabalha com o protocolo W-Jet², este protocolo não pode ser desabilitado.


Clique aqui para saber mais sobre os protocolos W-Jet² e iPoll™, ou visite nossa wiki.

O que é Wi-Fi? Quais são seus padrões e suas aplicações?

Abreviatura de “wireless fidelity” (fidelidade sem fios), Wi-Fi é a marca registrada pertencente à Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). Uma Wireless LAN (WLAN) é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11.
 
Padrões
O Comitê 802 do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), é o grupo que lidera a padronização de redes locais (LANs) e Metropolitanas (MANs) a nível mundial. O padrão inicial 802.11 é constantemente aperfeiçoado, estando definidos atualmente as seguintes alternativas:
- O padrão 802.11b trabalha na frequência de 2.4 GHz com velocidades até 11 Mbps.
- O padrão 802.11g trabalha na frequência de 2.4 GHz com velocidades até 54 Mbps.
- O padrão 802.11a trabalha nas frequências de 3.7 GHz e 5 GHz com velocidades até 54 Mbps.
- O padrão 802.11n trabalha nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz com velocidades até 600 Mbps.
- O padrão 802.11ac trabalha na frequência de 5 GHz com velocidades até 1 Gbps.


Principais aplicações:
- Redes locais internas de residências e escritórios, substituindo ou complementando redes que utilizam cabos,
- Redes públicas de acesso a internet.

Uma rede wireless outdoor em 20MHz e modulação baixa tem o mesmo desempenho de uma rede em 10MHz e modulação alta?

Sim, tem. O Porque disso?
De acordo com o Teorema de Shannon-Hartley, a taxa de transmissão está diretamente relacionada com a relação sinal-ruído e a largura de banda. Reduzindo a largura de banda de 20 para 10 MHz, com a mesma modulação (64QAM) temos, teoricamente com o mesmo SNR, a metade da taxa de transmissão.
Porém, outro fator também influencia, a relação sinal-ruído. Ruído ambiental é a interferência de outros sistemas na mesma frequência e em frequências adjacentes, conhecidas por interferência co-canal e canal adjacente, respectivamente.
Ao utilizar 10 MHz (alta modulação), reduzimos a interferência por canal adjacente, porém ainda temos a interferência co-canal.
Ao utilizar 20 MHz (baixa modulação), temos a interferência canal adjacente, porém reduzimos a interferência co-canal, pois com baixa modulação temos um sistema mais robusto, com menos bits por símbolos sendo transmitidos, e consequentemente, uma taxa de erro de bits menor.


Para obtermos o mesmo desempenho que um sistema em 10 MHz em alta modulação, podemos colocar o WOM em 20 MHz em baixa modulação. A taxa de transferência será a mesma.

O que é o software LinkCalc ?

O LinkCalc é um software para simular enlaces de links ponto a ponto e também ponto multiponto, calculando a disponibilidade do link de acordo com o índice pluviométrico da região e também o raio de cobertura do sinal em quilômetros para ponto multiponto;  parâmetros básicos para um bom projeto de rádio.


A Intelbras disponibiliza gratuitamente online essa ferramenta que tem integrado os mapas do Google™.


Maiores informações clique aqui, ou acesse nossa wiki.

Qual a diferença entre Homologação e Certificação de rádios?

Todos os equipamentos que fazem uso do espectro de RF como emissores estão sujeitos a certificação e homologação para terem sua comercialização e utilização autorizadas no Brasil. A homologação ocorre quando a Anatel reconhece ou aceita os Certificados de Conformidade. A partir dessa etapa, o aparelho pode ser comercializado legalmente no Brasil.


Certificação: Conjunto de procedimentos regulamentados e padronizados que resultam na expedição de Certificado ou Declaração de Conformidade específicos para produtos de telecomunicação. O Certificado é o documento que atesta a conformidade de um produto em relação à regulamentação expedida ou adotada pela Anatel. A certificação garante ao consumidor que os produtos de telecomunicações adquiridos atendem requisitos básicos de segurança e de não agressão ao meio ambiente, além de qualidade e adequação aos serviços a que se destinam;


Homologação: a Agência reconhece os certificados de conformidade para os produtos de telecomunicação. Para expedir certificado de homologação, a Anatel exige que os produtos passem por variados testes em laboratórios credenciados e recebam o aval dos organismos de certificação designados. A homologação da Anatel é obrigatória para todos os equipamentos de telecomunicações.


Mas, o que isso significa? Qual a vantagem em se comprar um aparelho homologado pela ANATEL?


Equipamentos não homologados podem apresentar riscos à saúde dos usuários, pois não há controle de níveis de ruídos e de emissões de radiofrequência. O usuário também pode estar exposto a riscos de choques durante o uso. Tanto quem fabrica ou vende, quanto quem usa equipamentos de telecomunicações fora do padrão estabelecido pela Anatel comete infração punível com multa e, em alguns casos, apreensão. É o que prevê o Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações, aprovado pela Resolução 242, de 30 de novembro de 2000. Daí a necessidade de se verificar, sempre, se os equipamentos de telecomunicações têm selo de homologação.



As multas por descumprimento desse Regulamento variam de R$ 100,00 a R$ 3 milhões, considerando-se a natureza e gravidade da infração, os danos dela resultantes, a situação econômica, a vantagem auferida pelo infrator, as reincidências e as circunstâncias agravantes. Segundo o Regulamento, os usuários que desrespeitam as regras de certificação estão sujeitos às seguintes sanções:


- pela utilização de produtos não homologados pela Anatel, quando forem passíveis de homologação: advertência e, em caso de reincidência, dolo ou culpa grave, multa e providências para apreensão;


- pela utilização de equipamentos não homologados que usam o espectro radioelétrico: multa, com lacração e providências para apreensão;


- por alterações não autorizadas em produtos homologados: advertência e, em caso de reincidência, dolo ou culpa grave, multa e providências para apreensão.


Fonte: ANATEL

O que é Serviço Limitado Privado (SLP) ?

É um serviço limitado, telefônico, telegráfico, de transmissão de dados ou qualquer outra forma de telecomunicações, destinado ao uso próprio do executante, seja este uma pessoa natural ou jurídica.

O que é o IEEE ?

É o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), que é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos, que reune engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações etc. com o objetivo de promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.

O que é Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)?

O SCM é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.

Conheça a Intelbras

Projetos e licitações Onde Comprar Wiki Intelbras
TAG