Ponto a Ponto com APC 5M, APC 5M-18 e APC Mach 5

De Intelbras - Wiki

Tabela de conteúdo

Instalação PTP

Acesso ao APC 5M, APC 5M-18 e APC Mach 5

A primeira conexão com o APC 5M, APC 5M-18 e APC Mach 5 pode ser efetuada utilizando um cabo padrão Ethernet conectado diretamente ao seu computador. Siga os próximos passos para obter as instruções de acesso a interface de gerenciamento.

Conexão via navegador web

O endereço de IP padrão do APC 5M, APC 5M-18 e APC Mach 5 é 192.168.2.66 com a máscara de rede 255.255.255.0.

1. Conecte o seu computador diretamente na porta LAN do PoE e configure um endereço IP estático na interface de rede de seu computador na mesma sub-rede do endereço IP padrão do PTP. Exemplo: 192.168.2.100. Abra o navegador web e digite o endereço padrão do APC 5M, APC 5M-18 e APC Mach 5: http://192.168.2.66/.

Apc login.png

2. Digite o login e senha para obter acesso a interface web de gerenciamento:

I.png

Login: admin Senha: admin01

Configuração

Apc-step2.png

1. Selecione o modo de rede como Bridge para ambos os equipamentos (AP e Cliente).


2. Informe o endereço IP para ambos os equipamentos (AP e Cliente).


Apc-step3.png


3. Selecione o modo Wireless para ambos os equipamentos (AP e Cliente). Selecione um como iPoll Access Point e o outro como iPoll Cliente para utilizar o excelente protocolo proprietário iPoll, mas dependendo do cenário e aplicação pode ser utilizado o padrão IEEE 802.11 a/n selecionando o modo wireless como Access Point (auto WDS) e Cliente disponível no equipamento.

I.png É recomendado o uso do protocolo proprietário iPoll para PTP ou PTMP para obter o máximo desempenho do equipamento.


4. Especifique o SSID do enlace. O SSID deve ser igual em ambos os equipamentos (Access Point e Cliente).


5. Especifique a Segurança do enlace igual para ambos os equipamentos (Access Point e Cliente).


6. Selecione a Potência inicial do enlace igual para ambos os equipamentos (Access Point e Cliente).

I.png Caso o equipamento não permita selecionar a potência máxima, é necessário ativar o modo teste no equipamento pelo menu Sistema >> Administração e selecione a caixa Ativar modo de teste em ambos os equipamentos.

Apc-test mode.png


7. Se a opção ATPC estiver marcada, ao fechar o link entre os equipamentos, após alguns minutos, os equipamentos irão trocar informações de nível de sinal automaticamente a fim de ajustar a potência de transmissão para que ambos os equipamentos obtenha um sinal em torno de -50 dBm.

I.png É recomendado o uso do ATPC a fim de obter um ótimo nível de sinal.

8. Se a opção DFS estiver marcada, ao fechar o link utilizando os canais que exige o uso do DFS (seleção de frequência dinâmica), dependendo do canal escolhido o equipamento pode levar de 1 ~ 10 minutos para fechar o enlace, pois o equipamento necessita fazer uma varredura da área de atuação a fim de identificar se o canal a ser utilizado não interfere em nenhum radar atuando na mesma área.

I.png É recomendado o uso do DFS pela norma Anatel. Se optar por desativar o DFS, é necessário acessar o menu Sistema >> Administração e selecione a caixa Ativar modo de teste em ambos os equipamentos.

Apc-test mode.png


9. A opção Espaçamento de canais em 5MHz se faz necessário quando queira utilizar os canais com intervalos de 5MHz, ou seja, pode-se usar o canal 5745, 5750, 5755, 5760, ..., assim sucessivamente de acordo com a faixa de frequência Anatel.

I.png Selecione essa opção primeiro no equipamento remoto e depois no equipamento local. É necessário selecionar o canal novamente após ativar essa opção.

Apc-channel list.png

10. Clique no botão Limpar para desmarcar todos os canais da lista e marque o canal que deseja operar. Na lista de canais é possível visualizar se o canal exige ou não o uso do DFS.

I.png É recomendado utilizar o analisador de espectro do equipamento para escolher o melhor canal de operação e obter um melhor desempenho do equipamento.

Apc-analisador.png

11. Clique em Salvar e Aplicar para estabelecer as configurações ou clique no botão Aplicar para somente testar as configurações, mas lembre-se de clicar em Salvar e Aplicar para manter as configurações após os testes.

Apc-step9.png

I.png É possível efetuar uma configuração de teste no equipamento remoto ativando o Agendamento de reboot e clicar no botão Aplicar, caso perca o acesso ao equipamento remoto, será necessário aguardar o tempo de reboot programado onde o equipamento irá reiniciar com as configurações anteriores estabelecendo o link.

Apc-reboot time.png

I.png Configure o equipamento Cliente de acordo com as configurações estabelecidas no Access Point.

Alinhamento de Antenas

O equipamento possui um sistema de alinhamento de antena através de sua interface de gerenciamento Web.

Siga os passos para estabelecer um link de rádio entre os equipamentos:

1. Execute a ferramenta Alinhamento de Antena na interface Web e movimente levemente a antena nos planos horizontal e vertical até obter o máximo valor de RSSI visível na interface de gerenciamento Web.

I.png Certifique que ambas as antenas estão bem niveladas.

Alignment.png

!.png Para obter instruções detalhadas de alinhamento da antena, consulte a seção Alinhamento de Antenas

2. Após obter o máximo alinhamento de antenas (máximo RSSI), de o aperto final nos parafusos de fixação do equipamento para manter suas posições.

I.png É recomendado efetuar um alinhamento preciso em ambos os lados do link no mínimo 2 vezes a fim de obter um alinhamento perfeito.

Qualidade do Link

Após os equipamentos configurados e precisamente apontados, verifique o nível de sinal no equipamento cliente:

1. Conecte na interface de gerenciamento Web.


2. Verifique o sinal na página de status na interface Web:

Apc-signal.png

Arquivos de Configuração PTP

Para facilitar a configuração de um PTP usando o APC 5M, baixe os arquivos de configuração pelo link Arquivos de Configuração extraindo em uma pasta de sua preferência em seu computador e restaure as configurações nos equipamentos.