Ponto a Ponto com PTP 5-23 MiMo Pro

De Intelbras - Wiki

Tabela de conteúdo

Instalação PTP

Acesso ao PTP

A primeira conexão com o PTP pode ser efetuada utilizando um cabo padrão Ethernet conectado diretamente ao seu computador. Siga os próximos passos para obter as instruções de acesso a interface de gerenciamento.

Conexão via navegador web

O endereço de IP padrão do PTP é 192.168.2.66 com a máscara de rede 255.255.255.0.

1. Conecte o seu computador diretamente na porta LAN do PoE e configure um endereço IP estático na interface de rede de seu computador na mesma sub-rede do endereço IP padrão do PTP. Exemplo: 192.168.2.100. Abra o navegador web e digite o endereço padrão do PTP: http://192.168.2.66/.

2. Digite o login e senha para obter acesso a interface web de gerenciamento:

I.png

Login: admin Senha: admin01

Ptplogin.png

Configuração

1. Acesse a interface de gerenciamento Web do PTP pelo endereço http://192.168.2.66/


2. Selecione o modo de operação: Master ou Slave. A diferença de configuração entre o Master e Slave é que a frequência não pode ser selecionada no modo Slave. O Slave (cliente) localiza o sinal do Master (AP) e automaticamente seleciona a frequência de operação de acordo com a frequência de operação do Master.

Mimo-step2.jpg


3. Especifique o ID do enlace. O ID do enlace tem que ser igual para ambos os equipamentos (Master a Slave).

Mimo-step3.jpg


4. Analise o espectro do ambiente a ser instalado o link ponto a ponto.

Mimo-step4.jpg

I.png É recomendado utilizar o Analisador de Espectro para escolher o melhor canal de operação e obter uma melhor performance do equipamento.


5. Selecione a frequência de operação no Master.

Mimo-step5.jpg


6. Selecione a largura do canal em que link PTP irá operar.

Mimo-step6.jpg


7. Selecione a criptografia para garantir a segurança dos dados trafegados entre os equipamentos. As configurações de segurança (senha) deve ser idênticas em cada equipamento para estabelecer o link ponto a ponto.

Mimo-step7.jpg


8. Selecione a Potência inicial do enlace igual para ambos os equipamentos (Master e Slave).

PTP-potencia.png

I.png Caso o equipamento não permita selecionar a potência máxima, é necessário ativar o modo teste no equipamento pelo menu Configurações >> Manutenção e selecione a caixa Ativar modo de teste em ambos os equipamentos.


9. Altere o login e senha de acesso à interface Web. É recomendado proteger o equipamento definindo um login e senha de seu domínio.

Mimo-step9.png


10. Clique em Salvar e Aplicar para estabelecer as configurações.

Mimo-step8.png


11. Configure o segundo equipamento Slave de acordo com as configurações estabelecidas no primeiro equipamento Master.

Alinhamento de Antenas

!.png Evite ficar em frente da antena no momento em que o equipamento está em operação.

Os equipados possui dois sistemas de alinhamento de antena sendo um através de sua interface de gerenciamento Web e outro através de uma tela OLED no gabinete do equipamento.

Siga os passos para estabelecer um link de rádio entre os equipamentos:


1. Execute a ferramenta Alinhamento de Antena na interface selecionada (tela OLED ou interface Web) e movimente levemente a antena nos planos horizontal e vertical até obter o máximo valor de RSSI visível na tela OLED ou na interface de gerenciamento Web.

Mimo-antenna-allignment.jpg

Alinhamento de Antena pela tela OLED:

Oled-antennaalignment.jpg

!.png Para obter instruções detalhadas de alinhamento da antena, consulte as respectivas seções:
Interface de gerenciamento Web – Alinhamento de Antenas
Tela OLED – Executar o Alinhamento de Antenas

2. Após obter o máximo alinhamento de antenas (máximo RSSI), de o aperto final nos parafusos de fixação do equipamento para manter suas posições.

Qualidade do Link

Após os equipamentos configurados e precisamente apontados, verifique a qualidade do link ponto a ponto na barra de sinal:

1. Conecte na interface de gerenciamento Web.

2. Verifique o sinal no gráfico Indicador de Sinal localizado abaixo na interface Web:

Mimo-signal.jpg


3. Se os resultados dos testes forem satisfatórios, nenhuma alteração de potência será necessária. Note que, se a distância entre as unidades for pequena, não há necessidade de definir a potência de transmissão do equipamento ao valor máximo. Observe o Indicador de Sinal, se apresentar a cor vermelha, isto indica que a potência de transmissão pode estar muito acima do recomendado.

Indicador de Sinal

A interface de gerenciamento Web possui um indicador de sinal do link ponto a ponto. Este indicador mostra em tempo real o nível do sinal em dBm da unidade local e remota.

Mimo-signal.jpg

A cor do indicador de sinal irá mudar de acordo com o nível de qualidade de sinal local e remoto. A cor verde significa que a qualidade do sinal está excelente, enquanto que a cor vermelha significa que a qualidade do sinal é muito ruim ou está acima do recomendado.


O círculo vermelho Buble.jpg ao lado do indicador de sinal indica o sinal está muito forte, ou seja, o sinal está muito alto com muito ruído provocado pelo excesso de potência.

Mimo-overload.jpg

Isto pode acontecer em um cenário com configurações incorretas, por exemplo, no caso em que a potência de transmissão é fixada ao máximo, mas fisicamente os equipamentos estão próximos uns dos outros.

A imagem abaixo mostra o indicador de sinal sem nenhum nível de sinal, ou seja, o link ponto a ponto não está estabelecido:

Mimo-antena-no.jpg